RETIRAR NO ARMÁRIO DIGITAL
TERMO DE CONSENTIMENTO ESCLARECIDO
Por que se testar?
- A infecção pelo HIV pode ser totalmente assintomática por vários anos. Somente o teste anti-HIV pode diagnosticar a infecção
- Se o teste for positivo, quanto mais cedo você iniciar o tratamento, menor será o impacto do vírus no seu sistema imunológico
- Se o tratamento for feito de maneira adequada, a quantidade do vírus no sangue fica indetectável, reduzindo em até 96% a chance de transmissão
SAIBA TUDO SOBRE OS AUTOTESTES ANTI-HIV CLICANDO AQUI.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Você deve ter 15 anos ou mais para pedir o autoteste.
Atenção: Caso você não se sinta emocionalmente capaz de receber um resultado reagente/positivo sozinho(a) em casa, escolha uma das outras opções para fazer seu teste anti-HIV com a presença de um profissional de saúde que irá te orientar.
Atenção: Existe o risco de violação de correspondência e quebra de sigilo. Se você tem medo de ser identificado(a), ou se preocupa que outras pessoas saibam que está se testando para o HIV, procure um serviço de saúde para fazer o teste com a orientação e sigilo de uma equipe de saúde. Veja AQUI onde encontrar uma unidade de saúde mais próxima.
A autotestagem para o HIV é um teste de triagem. Neste momento o teste está sendo disponibilizado somente para homens que fazem sexo com outros homens e mulheres transexuais, maiores de 15 anos e residentes na cidade de Curitiba.
Em caso de um resultado reagente/positivo é necessário realizar um teste para confirmar o resultado no centro de saúde referência para o projeto, conforme indicado abaixo:
Campo Grande
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Anhanduí, 353, Bairro Amambaí
Curitiba
Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), na Rua do Rosário, 144, 6º andar, Bairro São Francisco
Florianópolis
Policlínica Centro, na Av. Rio Branco, 90, Bairro Centro
Policlínica Continente, na Rua Dr. Heitor Blum, 521, Bairro Estreito
Policlínica Norte, na Rua Francisco Fauso Martins, Bairro Vargem Grande
Policlínica Sul, na Rodovia SC-405, 682, Bairro Rio Tavares
Porto Alegre
Av. Pres. Franklin Roosevelt, 5 - Navegantes. 2º Andar.
Fortaleza
CTA/SAE Emanuel Gomes Pinto (R. Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
O autoteste detecta anticorpos anti-HIV presentes no fluido oral (mistura de saliva com pequenos fragmentos da boca) ou punção digital (gotinha de sangue retirada da ponta do dedo). Os anticorpos de HIV são detectáveis de 25 a 30 dias após a exposição ao HIV. Algumas pessoas podem estar infectadas neste período e ter um teste não-reagente/negativo. Este tempo é chamado de "janela imunológica". Pessoas geram anticorpos em prazos diferentes. Em casos raros, este período pode chegar a 90 dias. Por isso, teste-se com frequência.
Caso você tenha um resultado negativo com o autoteste e ache que pode ter sido exposto ao vírus HIV, procure um serviço de saúde em 30 dias da exposição para um novo teste.
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), o escritório no Brasil dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a Secretaria de Saúde dos municípios de Campo Grande, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, e o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde estão testando a implementação da autotestagem do HIV e desta plataforma web. Esse projeto tem apoio financeiro PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids). Caso tenha interesse em participar, gostaríamos de convidá-lo a responder às próximas perguntas sobre a saúde de homens e mulheres trans e suas preferências em relação à testagem.
Quando você escolher receber o teste pelos Correios ou retirá-lo em um dos armários digitais, você receberá um código para nos informar o resultado do teste e para fazer o teste confirmatório nos serviços de saúde (caso seja necessário). Mas não se preocupe! Se você perder o número, você será atendido na unidade de saúde e poderá fazer o teste sem nenhum problema.