SOBRE O A HORA É AGORA
A Hora é Agora (AHA) é um projeto lançado em dezembro de 2014, em Curitiba (PR), com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde de alguns municípios na ampliação do acesso à testagem e tratamento para a população-chave onde a epidemia do HIV registrava crescimento: homens que fazem sexo com homens (HSH). Depois, o AHA expandiu o seu público-alvo e as cidades de atuação, chegando a Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza e Porto Alegre.
O AHA faz parte de um acordo de cooperação CoAg entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), com recursos do Plano de Emergência do presidente dos EUA para alívio da Aids (PEPFAR).
PRIMEIRA FASE
ACESSO À TESTAGEM EM CURITIBA
A primeira fase do projeto em Curitiba visava ampliar o acesso à testagem, oferecendo testes rápidos de punção digital em: uma unidade móvel (trailer) posicionada em local estratégico (proximidade a zonas de sociabilidade) frequentados pelo público-alvo; uma ONG (Grupo Dignidade) de atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTQIA+); uma unidade de saúde pública – Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e incorporação da testagem do HIV no Consultório na Rua de Curitiba.
Além disso, com o apoio do website www.ahoraeagora.org, a população foco do projeto (homens que fazem sexo com homens), podia receber o teste de fluido oral pelos Correios ou retirar na farmácia popular do Ministério da Saúde.
O projeto objetivava, ainda, fortalecer a vinculação dos casos positivos para o HIV com os serviços de saúde de referência em Curitiba (linkagem), facilitando o acesso ao tratamento antirretroviral e garantindo o acompanhamento dos usuários, através do linkador.
O linkador é um membro da equipe do A Hora É Agora que auxilia os usuários com resultados reagentes para o HIV a fim de dar início ao tratamento em serviços de saúde pública da atenção primária. Os indivíduos que tiveram o resultado do autoteste reagente eram orientados a procurar o COA, para realização do teste confirmatório. Caso fosse confirmado ele era apresentado ao linkador, para acompanhamento, se fosse de seu interesse.
Nesta primeira fase, o “A Hora é Agora” teve como parceiros o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Grupo Dignidade (ONG de Curitiba) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
AMPLIAÇÃO EM CURITIBA – LANÇAMENTO DA CLÍNICA E-COA COM ABORDAGEM INTEGRAL
Em dezembro de 2018, teve início em Curitiba (PR) a segunda fase do projeto A Hora é Agora, com o lançamento da Clínica e-COA, uma extensão do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) já existente.
Em setembro 2022, encerramos as atividades na clínica por nos preocupar com a sustentabilidade da mesma, pelo município – além disso, optamos por reforçar outros serviços de Curitiba, que atendem pessoas mais vulneráveis e que não podem se deslocar para a clínica, como a população do distrito de Tatuquara e a Unidade de Saúde Salgado Filho. As pessoas que estavam sendo atendidas na clínica continuaram seu atendimento no COA e também no Salgado Filho, conforme conveniência de cada um. Curitiba também, por meio da Central Saúde Já, iniciou a tele PrEP, o que possibilitou a ampliação da PreP no município.
Pesquisa em São Paulo – Também em 2018 foram ofertados autotestes de HIV em fluido oral para homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) em cinco locais da cidade de São Paulo (SP). A iniciativa fez parte da pesquisa “A Hora é Agora-SP”, que buscou avaliar e, posteriormente, propor a logística mais adequada para a incorporação do autoteste na estratégia de prevenção combinada da infecção por HIV e na atenção integral a pessoas que vivem com o vírus e cujos resultados servem também para fundamentar futuras políticas públicas.
SEGUNDA FASE
AMPLIAÇÃO DO A HORA É AGORA PARA CAMPO GRANDE (MS), FLORIANÓPOLIS (SC), FORTALEZA (CE) E PORTO ALEGRE (RS)
Em setembro de 2019 o projeto foi ampliado para Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC), com o objetivo de fortalecer os serviços municipais na ampliação da prevenção ao HIV e diagnóstico precoce por meio de testagem regular para o HIV e outras IST, triagem do HIV por meio de autoteste distribuídos por meio dos Correios e armários digitais dispensadores; Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP); notificação de parceiros (index testing); tratamento imediato do HIV, IST e infecções oportunistas com suporte da equipe de linkagem; e busca ativa de usuários em abandono de tratamento. Todas as pessoas são atendidas e acolhidas nas unidades apoiadas pelo AHA, mas procuramos centrar a nossa comunicação em pessoas mais vulnerabilizadas e que têm dificuldade de acesso nos serviços.
Já em setembro de 2021, o projeto chegou a Porto Alegre (RS) por meio do Centro de Saúde Murialdo. Em julho de 2022, o apoio foi transferido para o Centro de Saúde Navegantes. Fortaleza (CE) também passou a contar com o projeto em setembro de 2022, com apoio ao Centro de Testagem e Aconselhamento Emanuel Gomes Pinto.
Ao longo de toda a sua trajetória, o A Hora É Agora contou com a parceria dos Departamentos de HIV/AIDS do Ministério da Saúde, hoje, Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DATHI do Ministério da Saúde. O projeto também é parceiro das Secretarias Municipais da Saúde de Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, além das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde de Porto Alegre.