Profilaxia pré-exposição Toggle

O que é PrEP HIV?
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Isso é feito tomando diariamente um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Como a PrEP funciona?
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.
Mas ATENÇÃO: a PrEP só tem efeito se você tomar os comprimidos todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?
Após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.
IMPORTANTE: a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

Quem pode usar a PrEP?
A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se:

Fizer parte de uma dessas populações-chave:

  • Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
    •    Pessoas trans;
    •    Trabalhadores(as) do sexo.

E, além disso, se você: 

  •  Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
    •    Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;
    •    Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
    •    Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Como posso começar a usar a PrEP?
Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.

Em Curitiba, a PrEP está disponivel no COA

 

Mais informações sobre PrEP estão disponíveis em (http://www.aids.gov.br/pt-br/profissionais-de-saude/prevencao-hiv/profilaxia-pre-exposicao-prep).

ShutDown
A hora é agora Certisign Universidade Federal do Paraná Grupo Dignidade Unaids PepFar Prefeitura de Curitiba Fiocruz Ministério da Saúde Image Map