Retirada no armário digital Toggle

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TERMO DE CONSENTIMENTO ESCLARECIDO

Por que se testar?

  • A infecção pelo HIV pode ser totalmente assintomática por vários anos. Somente o teste anti-HIV pode diagnosticar a infecção
  • Se o teste for positivo, quanto mais cedo você iniciar o tratamento, menor será o impacto do vírus no seu sistema imunológico
  • Se o tratamento for feito de maneira adequada, a quantidade do vírus no sangue fica indetectável, reduzindo em até 96% a chance de transmissão

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

VOCÊ DEVE TER 15 ANOS OU MAIS PARA FAZER A AUTOTESTAGEM

ATENÇÃO: CASO VOCÊ NÃO SE SINTA EMOCIONALMENTE CAPAZ DE RECEBER UM RESULTADO REAGENTE/POSITIVO SOZINHO EM CASA, ESCOLHA UMA DAS OUTRAS OPÇÕES PARA FAZER O SEU TESTE ANTI-HIV E REALIZE O TESTE NA PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE.

ATENÇÃO: EXISTE O RISCO DE VIOLAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA E QUEBRA DE SIGILO. SE VOCÊ TEM MEDO DE SER IDENTIFICADO, OU SE PREOCUPA QUE OUTRAS PESSOAS SAIBAM QUE ESTÁ SE TESTANDO, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE https://www.ahoraeagora.org/campogrande/faca-o-teste-na-unidade-de-saude/

A autotestagem para o HIV é um teste de triagem. Neste momento o teste está sendo disponibilizado somente para homens que fazem sexo com outros homens, maiores de 15 anos e residentes na cidade de Campo Grande.

Em caso de um resultado reagente/positivo é necessário realizar um teste para confirmar o resultado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde de Campo Grande. O CTA está localizado à Rua Anhanduí nº 353, Bairro Amambaí, Campo Grande - MS.

O autoteste detecta os anticorpos anti-HIV presentes no fluido oral. Os anticorpos de HIV são detectáveis de 25 a 30 dias após a exposição ao vírus HIV. Algumas pessoas podem estar infectadas neste período e ter um teste não-reagente/negativo. Este tempo é chamado de "janela imunológica". Pessoas geram anticorpos em prazos diferentes. Algumas pessoas podem levar até 90 dias para ter anticorpos detectáveis.

Caso você tenha um resultado negativo com o autoteste e ache que pode ter sido exposto ao vírus HIV, procure um serviço de saúde em 30 dias da exposição para um novo teste.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), CDC BRASIL, a Secretaria de Saúde de Campo Grande e o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde estão estudando a implementação da autotestagem do HIV e desta plataforma web. Caso tenha interesse em participar, gostaríamos de convidá-lo a responder às próximas perguntas sobre a saúde de homens e suas preferências em relação à testagem.

Como você escolheu retirar o teste no Armário Digital, você receberá um código para inserir o resultado do teste no sistema e para fazer o teste confirmatório nos serviços de saúde (caso seja necessário). Mas não se preocupe, se você perder o número, você poderá fazer o teste da mesma forma!

ShutDown
A hora é agora